Posted in Portuguese

A Papoula de Lembrança.

Ontem uma brasileira no metro fez-me uma pergunta. Por que é que há tantos ingleses a usar flores vermelhas de papel nas lapelas deles. Confesso que a minha resposta não foi muito nítida. Por isso, quero tentar novamente aqui. Se algum de vocês encontram-na (ela é baixa, de pele branca e cabelo curto e castanho. Conhecem-na, né?)

Durante a primeira guerra mundial, há cem anos, muitas pessoas faleceram. Foram baleados, esfaqueados, explodidos ou mortos de cólera ou qualquer outra causa. Depois, claro, todo o mundo queria lembrar o horror para evitar uma repetição. Portanto, designaram o Domingo mais próximo ao dia 11 de Novembro de cada ano (porque foi neste dia que a guerra terminou) como “Remembrance Sunday” (Domingo de Lembrança) e soldados feridos fizeram flores de papel, que assemelham-se às papoulas que cresceram nos campos de batalha na Bélgica e na França. Não tinham um preço mas o dinheiro que a gente doava ajudava os veteranos.

Desde aquela época, claro, o mundo esqueceu a lição muitas vezes e hoje em dia as papoulas são vendidas para apoiarem os veteranos das guerras mais recentes.

Author:

Just a data nerd

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s