Posted in Portuguese

Notes Towards a Video

Durante o verão, fiz parte da maratona Book Bingo Leituras ao Sol. Durante a maratona, gravei 3 vídeos mas infelizmente apenas lancei dois porque nunca tive tempo para editar o terceiro. Este é um resumo da maratona inteira. Obrigado à Tita e a Isa por terem lançado o tag. Eu sei que todo o mundo gravou vídeos há semanas – a Mafalda, Bea de Beabooks, Dora, Hugo, Várias outras pessoas, mas…. mais vale tarde do que nunca.

Escolhi 16 livros, um de cada categoria mas acabei por ler 14. Os dois restantes são “A Brevíssima Historia de Portugal” e “O Verão Selvagem dos teus Olhos. Durante o mesmo tempo, também li vários outros livros tal como “12 Segredos da Língua Portuguesa” e “The Growing Pains of Adrian Mole”.

Não vou descrever todos os livros porque este livro durava 6 horas. Para quem quiser saber mais, vou deixar um link a minha lista do Goodreads lá em baixo. Contudo, eis os meus 3 melhores e 3 piores:

Melhores

O Banqueiro Anarquista – Este livro é o meu primeiro de Fernando Pessoa – ou seja o meu primeiro na língua portuguesa, porque já li uma coleção de poemas traduzidos para inglês. E muito mais engraçado do que esperava. O banqueiro conta a história da sua vida e os raciocínios que resultaram no seu modo de viver actual que é igualzinho como a vida dum burguês. O contraste entre os seus objectivos supostamente radicais e os resultado deste processo de auto-justificação é mesmo divertido. Nao é um livro deles que faz o leitor soltar 5 gargalhadas por página, mas a ironia cresce de página para página.

Reaccionário com Dois Cês – Eu tinha lido um outro livro de Ricardo Araújo Pereira e gostei. Parece um homem inteligente e engraçado. O livro é uma coleção de textos publicados inicialmente na revista “Visão”.

O Retorno – Reaccionário com Dois Cês e O Retorno foram publicados pela mesma editora “Tinta de China”, que sempre faz livros de muito alta qualidade, mas como podem ver, este coitadinho veio comigo de ferias, na praia, na mochila, no bolso dos meus calções… e por isso é estragado com folhas soltas e uma capa danificada  tudo. Mas a historia é óptimo. Ouvi a autora num podcast. Foi um episódio de “Pessoal e Transmissível” de Janeiro 2010. Naquela altura ela estava a escrever este livro, e falou sobre a sua própria experiência como menina no final da época colonial e como uma retornada. A minha esposa pertence à mesma geração de portugueses do ultramar.

Piores

Asteroid Fighters – Já falei sobre este livro num outro video. É uma banda desenhada mas fiquei desiludido pela baixa qualidade da arte e a falta de personagens desenvolvidas. Também achei que o escritor não conseguia decidir se o livro seria uma comédia ou se seria um historia de super-heróis. O único factor que me salvou foi o facto que o livro é misericordiosamente fino.

Contos – Isso não é propriamente uma queixa, porque a culpa é minha, mas não entendi este audiolivro. Quando leio um livro, se não conheço uma palavra, ou se demoro um pouco para entender algo, posso retornar a frase, reler, pegar no dicionário, mas um oiço audiolivros enquanto estou a regar as plantas, ou a fazer costura, ou a correr. Nestas situações, não há oportunidade de pausar. Portanto, perco o enredo, e em breve torno-me aborrecido que faca tudo ainda pior. Enfim, se bem que tenha ouvido cada conto duas ou três vezes, não entendi o suficiente para dar uma opinião. Se calhar, no futuro, experimento novamente e espero que tenha mais sorte!

Mais Nada – O poço de reclamações já está esgotado. Os outros livros foram todos

 

Author:

Just a data nerd

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s