Posted in Portuguese

A Fevereiro You Can’t Sweat Out

Corrected text about going to a book launch. Now I know what you’re going to ask, so let me answer you in advance: (1) No, I don’t know how I got from. “I went to an event in February and felt a bit nervous” to this title based on the name of an album by Panic! At the Disco and (2) Yes, the picture is probably a cry for help.

The app lacks a function for making everyone’s head the same size

Estava a falar com a Talures hoje a manhã e lembrei-me dum evento a que assisti há três anos. O título era “Difficult Women – The Defining Fights of Feminism”. Fazia, parte do lançamento dum livro de Helen Lewis, mas juntou-se a Caroline Criado Perez que também tinha lançado um livro com um título semelhante no ano anterior. As duas foram entrevistadas por Samira Ahmed, uma jornalista que, naquela altura, se tinha ela própria estreado nas manchetes*, por ter processado o seu empregador (a BBC) por lhe dar um salário menor do que um jornalista** que apresentava o mesmo programa. E venceu.

A maior parte da conversa girou em torno dos conteúdos do livro da HL, porque era o mais recente, mas a CCP (a Caroline, não o Chinese Communist Party) também falou sobre a sua interpretação do feminismo e vários pontos interessantes no livro dela.

Quando chegou a hora de fazer perguntas***, o primeiro interlocutor era um homem que queria denunciar a entrevistadora, o que provocou uma grande risada por parte de toda a gente. Eu estava a pensar em fazer uma pergunta mas mesmo que não fosse demasiado tímido (sou muito introvertido), não quereria seguir tal parvoíce!

Mas do que me lembro, acima de tudo, é da sensação de nervosismo e de constrangimento na sala de audiências. O discurso decorreu no dia 25 de fevereiro de 2020, uma mês antes do início do “lockdown” em Inglaterra, mas até naquela época, já tinha começado a usar máscara nos transportes públicos. Deitei a máscara fora quando cheguei ao centro da cidade para não ser ridicularizado**** mas não deixei de sentir paranoia e de me perguntar se haveria alguém na sala que tinha visitado a China. E se não me engano havia outros lá que sentiam um pouco o mesmo nervosismo.

*Nice construction this: she had been in the headlines in her own right.

**I wrote “um jornalista masculino” But You don’t really need the adjective because the article tells you he’s male!

***I just write “a hora de perguntas”. Nope. Not the time for questions but the time to ask questions.

****I still can’t quite believe this word exists

Author:

Just a data nerd

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s