Posted in Portuguese

Paula Rego

Returning to the subject of the recently departed Paula Rego, this time in Portuguese. Thanks to Cataphract for the corrections

Paula Rego
The Policeman’s Daughter

Faleceu anteontem em Londres a artista Paula Rego. A artista morreu em casa, junto dos filhos.

Paula Rego nasceu em Lisboa em 1935 (completou 87 anos no início deste ano) mas mudou de país para Inglaterra com 17 anos para estudar na escola Slade de arte, com o incentivo dos seus pais anglófilos. Ao longo da sua vida, a obra desta pintora abordou questões políticas tais como o abuso de poder e os direitos das mulheres (acima de tudo na luta pela disponibilidade do aborto) mas não se limitou a isso. Também pintou cenas da vida quotidiana, e contos de fada. As vezes, falou da sua arte “dar uma face ao medo”. Até pintou o retrato oficial do então Presidente da República, Jorge Sampaio.

Tornou-se* cidadão do Reino Unido, casou-se com um inglês, e até recebeu a ordem do império britânico, que lhe permitiu ser tratada por “Dame Paula Rego” (mas se alguma vez usou este modo de se referir a si própria, não sei!)

Foi galardoada por institutos de arte de vários países, incluindo o Turner Prize aqui no Reino Unido. Eu e a minha esposa fomos ver a exibição na Galeria Tate no ano passado. Foi a exibição mais abrangente de sempre das obras dela e o que mais me espantou foi a diversidade de estilos e de temas que ela conquistou. Experimentou muitos e atingiu sempre um efeito incrível em qualquer género da pintura.

*I wrote this originally so I’ve left it in but I’m not sure it’s accurate. I thought she’d acquired British citizenship while here but someone suggested she’d always had dual citizenship. I can’t confirm one way or the other so I’ve left it as it is but don’t quote me, okay.

Author:

Just a data nerd

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s