Antes de começar, tentei juntar várias informações some o livro que irei ler, para me nortear antes desta viagem no meu livro.
Foi publicado em 1846, quando o autor teve 47 anos. Esta época foi caracterizado por um surgimento do liberalismo na esfera política e do romantismo na artística. Foi uma época de grande turbulência na Europa: a revolução francesa tinha irrompido dez anos antes do nascimento de Garrett e as ecoas reverberaram longe depois. Como adolescente, Garrett e a família dele fugiram da guerra peninsular e viveram na ilha terceira nos açores. 4 anos depois, em 1820, já licenciado da universidade de Coimbra, com 21 anos, participou na revolução liberal, após o qual, tinha de se esconder novamente, desta vez em Inglaterra. Trabalhou como poeta, livreiro, jornalista e dramaturgo aqui, em França e no seu próprio país durante os próximos anos mas a luta dos liberais continuou após o retorno de um rei tradicionalista, Dom Miguel, ao trono, e o escritor (novamente em exílio no reino unido) participei num cerco do Porto em 1832-3 (Garrett e os soldados liberais sendo cercados por tropas realistas).
Dois anos após o lançamento do VNMT, chegou o ano apocalíptico de 1848 quando houve revoluções por todo o lado no continente.
Para ilustrar a moda literária da época, na inglaterra na mesma altura (entre 1844 e 1848), foram publicados Jane Eyre, Wuthering Heights, Sybil, Martin Chuzzlewit e Vanity Fair. As primeiras páginas da obra lembraram-me do Three Men in a Boat de Jerome K Jerome mas acho que a semelhança é ilusória e o livro inglês não apareceu até 1889.
Quanto ao movimento romântico nas artes plásticas, o roteiro dá exemplos de quadros da primeira metade do século XIX e aponta o papel da paisagem como contexto da criação dos sentidos e a imaginação do narrador (p4) Ofélia Paiva Monteiro descreve o papel dele na vida cultural do país naquela época como “fundador” por causa da sua influência ideológica e no desenvolvimento do romanticismo em Portugal (Monteiro, 2001, p. 3)
Não sei como mas entre todas estas atividades, teve tempo suficiente para namorar com dezenas de mulheres e casar com 3, entre elas uma de 13 anos (embora tenha esperado até ela foi velhota de 14 antes de eles se casaram)😬
OK; factos interessantes, salpicados de nojo, mas já chega por hoje. Volto á carga amanhã
One thought on “Notas Sobre “Viagens Na Minha Terra””