Falei recentemente sobre a Preston Guild (a Ordem de Preston) e logo depois o algoritmo que governa as vidas de toda a gente colocou no ecrã inicial do meu telemóvel uma história que fala da mesma ordem. E… Fiquei preocupado…

A ordem em questão existe há 900 anos, desde o reinado do nosso Henry II. Desde 1378, a ordem celebra, de vinte em vinte anos, um festival, também chamado “The Preston Guild”, (não faço a mínima ideia porque é que não é o “Guild Festival” ou algo do género, mas é assim!) Hoje em dia é organizado pela câmara municipal (“Preston City Council”). Não é o festival mais incrível de sempre (vê, por exemplo, as fotos nesta página), mas é uma tradição antiga e uma fonte de orgulho para os habitantes. Nativos da cidade vêm dos quatro cantos da terra para participar!
Mas o atual governo nacional, liderado pelo partido trabalhador propôs um programa de reorganização dos governos regionais no noroeste da Inglaterra e é provável que a Câmara Municipal de Preston deixe de existir daqui a poucos anos.
Como resultado, a câmara já começou as preparações para o próximo Preston Guild que decorrerá em 2032, após a data proposta para a abolição da câmara. O relatório no site da BBC explica o que a Câmara está a fazer para assegurar a continuação do festival naquele ano e no futuro. Ainda que já não more na cidade, estou ligeiramente triste por pensar que o festival pode desaparecer após oito séculos de tradição.
I’ve got a bit forgetful with my thanks lately, but thanks go to Cristina of Say it in Portuguese for correcting this and other recent posts in this blog, including yesterday’s which was a real dog’s breakfast when I first published it!